Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PESQUISA REVELA O QUE PENSA E DESEJA A JUVENTUDE ATIVISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL


Muitos jovens brasileiros além do namoro, balada, compras, estudo e trabalho estão diretamente envolvidos em atividades políticas. “Esses jovens não só criticam a política atual, como querem mudá-la”, afirmam as pesquisadoras Mary Castro e Miriam Abramovay, autoras do estudo “Quebrando Mitos: Juventude, Participação e Políticas”.
LANÇAMENTO E ENTREVISTA COLETIVA À IMPRENSA
18 de novembro de 2009, às 09h30.
Local: Auditório do Palácio da Cidade - Rua São Clemente, 360 – Botafogo - Rio de Janeiro/RJ
Confirmar presença pelo e-mail/:jornalistamarray@gmail.com

Continue lendo...

Para realizar o estudo, as sociólogas Mary Castro - professora da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), e Miriam Abramovay - coordenadora de pesquisa da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), ouviram quase 2 mil jovens participantes da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, realizada em Brasília no ano passado. O evento teve como objetivo promover o debate entre o Governo e a sociedade civil brasileira de maneira a obter subsídios para a consolidação de uma política nacional para a juventude.

Para o estudo foram aplicados 1854 questionários e realizados 30 grupos focais e entrevistar com 280 representantes de entidades diversas, como a Centra Única das Favelas (CUFA), a União da Juventude Socialista, movimento negro, movimento LGBT, movimentos feministas, quilombolas, jovens sindicalistas, jovens da área rural, comunidades indígenas, religiosos, movimento hip hop, entre outros.

As pesquisadoras traçaram um perfil sociodemográfico e político-institucional desses jovens, que inclui suas percepção sobre temas como maioridade penal, união civil entre pessoas do mesmo sexo, legalização do aborto, segurança pública, as percepções sobre problemas do Brasil, as bandeiras para políticas de juventude em diversas áreas como trabalho, educação, diversidade, e participação política.

A pesquisa é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), e a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA) – com apoio do Instituto Paulo Freire.

Quebrando Mitos: Juventude, Participação e Políticas – Perfil, percepções e recomendações dos participantes da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude.

Nenhum comentário: