Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

TV Socialista

Loading...

terça-feira, 17 de março de 2009

DIREÇÃO NACIONAL DA UJS DEFINE PLANEJAMENTO DE GESTÃO E PLANO PARA CONGRESSO DA UNE

A Direção Nacional da UJS aprovou seu planejamento até 2010, promoveu alterações na executiva e elegeu a nova comissão diretora da entidade. Destaques no primeiro semestre de 2009, o plano de atuação para o Congresso da UNE, o Encontro Nacional de Universitários da UJS e a Jornada de Lutas foram os pontos altos do debate.

O presidente da UJS, Marcelo Gavião, acredita que a reunião cumpriu papel importante para os desafios da gestão. "Essa foi uma ótima reunião. Nosso planejamento vai dar cabo da construção de grandes atividades da UJS em várias frentes, principalmente no movimento estudantil, em que a orientação de fazer a maior campanha da história dos congressos da UNE ajudará a não só fortalecer a União Nacional dos Estudantes como garantir o crescimento e maior organização da UJS pelas universidades do país, mobilizando o conjunto da juventude para denunciar os verdadeiros responsáveis pela crise internacional que tem ampliado o desemprego juvenil".
Após a apresentação da atualização política, que teve ênfase na crise econômica do capitalismo e a necessidade de lutar para que a conta não seja jogada nas costas do povo, o planejamento foi apresentado com centro nas campanhas próprias da UJS, em especial a comemorativa dos 25 anos da entidade - "Canto a Esperança de Um Mundo Novo". A outra campanha, esta de caráter conjuntural, será sobre a conquista de mais direitos para a juventude, apresentada através de bandeiras para a Juventude Trabalhadora, Políticas Públicas de Juventude e Educação, e deverá se estender até a batalha eleitoral de 2010.

Continue lendo...

Foi ressaltado, no debate entre os dirigentes, a necessidade de avançar na fase de consolidação da UJS como entidade juvenil, socialista e de massas, organizada em várias frentes de atuação e enraizada através de núcleos. Também foi debatida a necessidade de avançar ainda mais no fortalecimento das áreas de trabalho da entidade, como organização, formação, comunicação e finanças.

Finanças e mudanças na Executiva
Na noite de quinta foi apresentado o planejamento financeiro para o ano de 2009, com destaque para o lançamento da carteirinha de militante da UJS, que estará disponível já no próximo dia 23 de março, no Encontro Universitário, e também poderá ser adquirida pela internet, aqui no site.

A direção executiva da entidade sofreu alterações. Dando consequência à resolução do 14º Congresso Nacional de reequilibrar as atenções conferidas ao movimento universitário e secundarista, fortalecendo o acompanhamento do segundo com dirigente designado exclusivamente para isso, o diretor Ossi Ferreira assumiu a pasta de Diretor de Movimento Estudantil Secundarista. Em seu lugar, na pasta de Organização, assumiu Arilton Freres, atual presidente da UJS no Paraná.

A maior campanha da história dos Congressos da UNE
O debate sobre o movimento universitário teve como eixos principais a campanha para o 51º Congresso da UNE e o Encontro Nacional de Estudantes Universitários da UJS, que acontecerá nos dias 23 e 24 de março, em São Paulo.

O plano para o movimento universitário é audacioso e pretende comportar maior mobilização de estudantes já realizada pela UJS para um Congresso da UNE. A ideia é aproveitar o momento para construir grande campanha de filiação entre os universitários e consolidar a presença da UJS através de núcleos nas maiores universidades, públicas e privadas, das maiores cidades.

A avaliação geral entre os jovens socialistas é que o ambiente político de crise econômica profunda do capitalismo favorece a ampla unidade do movimento estudantil em contraponto aos que querem dividir seus custos com o povo. Assim, os estudantes poderão buscar na Conferência Nacional de Educação a implementação de suas bandeiras.

Além disso, o ano de 2010 terá uma eleição definidora de rumos para o país e a luta por grandes transformações vai exigir que os movimentos sociais estejam unidos em torno de um projeto político que reafirme as conquistas dos últimos anos e amplie direitos dos brasileiros.

Jornada de Lutas
Por essa situação política, a UJS empenhará esforços para construir uma grande Jornada de Lutas entre os dias 30 de março e 1 de abril, com atenção especial para as mobilizações a serem realizadas nas capitais dos maiores estados.

O lema da Jornada será "Essa crise não é nossa! Queremos mais direitos!" e também será uma resposta dos movimentos sociais frente aos ataques que a grande mídia vem desferindo às organizações populares, buscando criminalizá-las e desmoralizá-las.

Comissão Diretora
Por fim, a reunião elegeu, por unanimidade, a nova Comissão Diretora da entidade, que se reunirá mensalmente e terá a incumbência de dirigir politicamente a UJS entre as reuniões da Direção Nacional.

Veja a Executiva e a Comissão Diretora:

Executiva
Presidente: Marcelo Gavião
Organização: Arilton Freres
Finanças: Anderson Souza
Comunicação: Fernando Borgonovi
Formação: Titi Alvares
Movimento Estudantil Universitário: Márcio Cabral
Movimento estudantil Secundarista: Ossi Ferreira
Jovens Trabalhadores: Vitor Espinoza
Hip Hop e movimentos de periferia: Mano Oxi
Jovens Cientistas: Elisângela Lizardo
Presidente UJS/SP: Renata Lemos Petta

Comissão Diretora
Presidente: Marcelo Gavião
Organização: Arilton Freres
Finanças: Anderson Souza
Comunicação: Fernando Borgonovi
Formação: Titi Alvares
Diretor de Movimento Estudantil Universitário: Márcio Cabral
Diretor de Movimento estudantil Secundarista: Ossi Ferreira
Diretor de Jovens Trabalhadores: Vitor Espinoza
Diretor de Hip Hop e movimentos de periferia: Mano Oxi
Diretora de Jovens Cientistas: Elisângela Lizardo
Presidente UJS/SP: Renata Lemos Petta
Presidente UJS/RJ: Igor Bruno
Cultura e PPJ: Alexandre Santini
LGBT: Denilson Alves B Junior
ME Secundarista: Ismael de Almeida Cardoso
ME Universitário: André Tokarski
ME Universitário: Luana Bonone
ME Universirtário: Lúcia kluck Stumpf
Jovens Mulheres: Mariana Venturini
ME UNiversitário: Márvia Scardua
ME Secundarista: Osvaldo Roberto Lemos
Novas Tecnologias: Thiago Franco
ME Secundarista: Thiara Milhomem
Jovens Trabalhadores: Euzébio Jorge
Hip Hop e movimentos de periferia: Toni C

De São Paulo,

Nenhum comentário: