Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

terça-feira, 10 de novembro de 2009

UJS e aliados vencem DCE da UERJ


A madrugada da última quinta-feira foi especial para o movimento estudantil: por quase 500 votos de vantagem, a chapa "Um novo enredo", composta pela UJS e aliados (JPT, JSB, JS-PDT e independentes), venceu as eleições do DCE da Universidade Estadual do Rio de Janeiro contra a chapa "De que lado você samba", PSTU/PSOL.

Continue lendo...

Mais de seis mil estudantes foram às urnas. "Um novo enrendo", oposição à gestão, obteve 3147 votos contra 2734 dos situacionistas. A terceira chapa, "Morpheus", angariou 296 apoiadores, ao passo que 117 estudantes se manifestaram através de votos brancos e nulos.

Outra vitória colhida pela UJS foi no plebiscito sobre a forma de gestão do Diretório Central dos Estudantes. A tese da majoritariedade, defendida pela chapa "Um novo enrendo", foi amplamente aceita e recebeu 3207 votos frente os 2422 que escolheram a proporcionalidade, apoiada pela outra chapa.

"Foi importante para o campo popular e democrático do Rio, pois derrotamos um setor extremamente conservador, que é contra a meia-passagem para os universitários, é contra o 50% do Fundo do Pré-Sal para a educação. Vencê-los, numa universidade que é um ícone, foi a primeira do Brasil a adotar a Reserva de Vagas, foi um avanço gigantesco para o movimento estudantil", avalia Monique Lemos, presidente estadual da UJS.

Thiago Machado, estudante de economia da UERJ e militante da UJS, concorda e aponta a grande participação estudantil na eleição como uma resposta à falta de diálogo da gestão anterior. "Nosso movimento tem trabalhado para ter amplitude, ter mais diálogo com o estudante e transformar a realidade atual da UERJ que é muito difícil, coisas que não vinham acontecendo. A participação de diversos segmentos independentes mostra que é possível construir um DCE amplo", disse.

Para Thiago, o compromisso da chapa vencedora é fazer um "DCE diferente, que tenha contato efetivo com os estudantes e não apenas retórica". Outra bandeira de suma importância nos debates da eleição foi o projeto que cria a meia-passagem para os universitários cariocas, principal bandeira da UEE-RJ. "Teve muita repercussão, pois é um projeto que tem impacto na vida do estudante e combate a evasão", avaliou.

Nenhum comentário: