Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sarney é eleito presidente do Senado

Pela terceira vez, José Sarney (PMDB-AP) volta a presidir o Senado desta vez no biênio 2009 /2010, os dois últimos anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele venceu Tião Viana (PT-AC) por 49 votos a 32 numa votação que prometia ser mais acirrada.
Na véspera da eleição, os dois candidatos cantaram vitória. Tião Viana apostava que venceria a disputa com 43 votos, dois a mais do que o necessário, 41. Por outro lado, os apoiadores de Sarney contabilizaram como certos 55 votos. Pelas contas, houve quem prometeu votar nos dois candidatos.
Ao assumir a presidência, Sarney prometeu independência e autonomia do Senado em relação ao executivo. Elogiou o trabalho do seu antecessor Garibaldi Alves (PMDB-RN) e disse que “a paixão da vida pública é maior que a paixão da própria vida”.
Tião Viana, candidato derrotado, agradeceu e disse ter ficado honrado com os 32 votos . “ Tenho muito respeito pelos votos dados ao presidente eleito Sarney. Quero desejar pleno êxito ao senador Sarney”, disse.
Como o governo teoricamente não apoiou nenhum candidato, não saiu do processo com a imagem de derrotado. Além de apoiar o governo, Sarney já declarou abertamente sua preferência pela ministra Dilma Rousseff para suceder Lula.
A expectativa agora é aguardar para ver até que ponto esse resultado vai contaminar a eleição na Câmara onde Michel Temer (PMDB-SP) é favorito na disputa contra Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI). Aldo e Ciro apostam nos votos daqueles que não concordam com o acúmulo de poder não mão do PMDB.

Nenhum comentário: