Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

segunda-feira, 2 de junho de 2008

UJS CARIOCA REALIZA O MAIOR CONGRESSO DA SUA HISTÓRIA E ELEGE NOVO PRESIDENTE!!


Em um dia de sábado, chuvoso, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro aconteceu algo que vou tentar definir com palavras...

O congresso da capital do Rio de Janeiro ocorreu ontem(dia 31 de maio) e não tenho dúvidas que foi o maior congresso já realizado no Rio de Janeiro, chego me atrever a dizer que foi o maior congresso entre as capitais do Brasil! E quando digo isso não é me referindo só à questão numérica, mas também na qualidade dos debates e na participação da galera que engrossa nossas fileiras de batalhas há tão pouco tempo e já desempenham papel fundamental na formulação de nossa organização, dando o reflexo e a confirmação que de fato a UJS CARIOCA está enraizada e próxima das massas no que se refere à nossa atuação.

Esse congresso foi a prova que estamos preparados para as grandes batalhas que iremos enfrentar nesse ano que devemos ter como centralidade da nossa ação a derrubada do fascista César Maia que destrói a nossa cidade e marginaliza nossa juventude por 16 anos com suas atitudes reacionárias como foi a de tentar empurrar a aprovação automática nas escolas municipais.

Não tenho duvidas que ainda precisamos avançar e crescer muito, pois se nossa proposta é fazer revolução precisamos de cada vez de mais jovens ganhos para essa causa.

E o congresso em si como foi...

No congresso foram credenciados exatamente 365 delegados tendo circulado e participado do congresso mais de 700 jovens de toda a cidade do Rio de Janeiro.

O congresso começou às 09:30 com as oficinas de fanzine, malabares, teatro e cine clube, mais as atividades desenvolvidas pela estudantada como as rodas de capoeira, Jiu Jitsu, Hip Hop e Funk.

As 11:30 começaram os debates sobre: M.E., Educação, Rio - Cidade Repartida, GLBTT, Cultura e Hip Hop.

Os debates tiveram uma média de 60 pessoas que lotaram as salas da UERJ.

Após o almoço foi dado início à plenária final com a presença da candidata è prefeitura Jandira Feghali, o deputado federal Edmilson Valentim, Ricardo Capelli, Jorge Barreto(Presidente Municipal do PCdoB) e Bruno Sereno (presidente da JSPDT), ato esse que contava com o auditório 13 da UERJ lotado de ponta a ponta e prestou homenagens à expoentes da luta politica nacional, entre os quais estava incluido Leonel Brizola, pela contribuição ao projeto educacional de nosso Estado. É importante destacar o marco político desse ato que lança a campanha UNIR A JUVENTUDE PARA MUDAR A CIDADE, visando um projeto mais progressista para o Rio. A militância da UJS, já debatendo desde o inicio do ano algumas propostas para a construção de uma cidade melhor, finalizou uma carta-proposta na manhã de seu congresso e encaminhou-a para Jandira Feghali (candidata a prefeita) e Ricardo Cappelli (candidato a vereador). O ato reafirmou o compromisso histórico desses candidatos com a luta da juventude carioca.

Seguido de plenária final onde foram votadas as propostas debatidas no G.D. e elegeu o Roberto Nunes para presidir por dois anos a UJS CARIOCA e toda a nominata da direção municipal por consensos.

As 17hs deu-se início a festa com apresentação de bandas e Hip Hop, na concha acústica da UERJ.

O congresso durou 8hs seguida de festa e sem sombra de duvidas refletiu de fato o que a UJS CARIOCA se propõe a ser, uma organização massivo, irreverente, mas que também discuti política e compromissada com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, O SOCIALISMO!

Nenhum comentário: