Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mudança no calendário do vestibular da Uerj não afetará ano letivo de 2010

A mudança na data do exame discursivo do vestibular 2010 da Uerj não vai alterar o calendário letivo da universidade. O anúncio foi feito no dia 7 pelo reitor Ricardo Vieiralves.

Continue lendo...

O motivo da polêmica envolvendo as provas da Uerj começou depois que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi cancelado por vazamento de questões da prova.

A data do exame nacional, que a partir deste ano serviria como vestibular unificado para as universidades federais do país, incluindo as do Rio de Janeiro, foi adiada para os dias 5 e 6 de dezembro, coincidindo com a segunda fase da Uerj. A prova agora será aplicada no dia 13 de outubro. A notícia é um alívio para os mais de 40 mil estudantes que precisariam optar por apenas uma das provas.

A mudança atinge também candidatos às academias da PM e do Corpo de Bombeiros. Diante da confusão das datas, comum a cada ano, Vieiralves anunciou também uma proposta formal já entregue ao governo federal, pedindo a unificação do vestibular das universidades públicas. Desta forma, o Enem seria a primeira fase para a UFRJ, UniRio, UFF, Uerj e Uenf. Segundo o reitor, a medida interessou o Ministério da Educação.

“Além de simplificar o calendário, vamos acabar com as vagas ociosas nas universidades públicas, através da regionalização do vestibular. Porque hoje, o estudante passa para mais de uma faculdade e se inscreve em todas, podendo desistir depois. Existem muito mais alunos classificados no vestibular do que o número de vagas, e mesmo assim acabam sobrando vagas. A proposta já foi encaminhada ao ministro, e ele se mostrou animado. Todo mundo com o mesmo calendário, mesma estrutura de prova, seria um benefício enorme para o estudante”, disse o reitor da Uerj.

Os concursos do IBGE e da Receita Federal também foram adiados para não caírem no mesmo dia do Enem

Nenhum comentário: