Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Núcleo da Cidade de Deus participa da Feira da Saúde do Bairro



Neste domingo dia 23 de agosto de 9 horas na Praça do Lazer da Cidade de Deus a IV Feira da Saúde em Cidade de Deus, idealizada pela Paróquia Pai Eterno e executada com a parceria de vários grupos e instituições, de dentro e também externas à comunidade, a destacar-se: SESC NACIONAL, FARMANGUINHOS, CRUZ VERMELHA, LAMSA, entre outros. Diversos temas foram abordados, dentre eles a questão do lixo, prevenção às DST’s, esclarecimentos sobre doenças como: a gripe H1N1, tuberculose, hanseníase. Entre outros espaços, houve tendas com verificação de pressão arterial, escovação dentária, e demais atividades, que envolveram desde o público infantil até o adulto. A UJS –Cidade de Deus desenvolveu o tema Políticas Públicas de Saúde, e convidou o professor Paulo César Oliveira, do Conselho Municipal e Estadual de saúde e diretor da FAMERJ –Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro, que fez uma abordagem sobre o tema no palco. Houve ainda por parte da União da Juventude Socialista uma apresentação de rap, com MC Mingau, um cantor da comunidade.

Continue lendo...

A Feira foi um importante evento tanto para a comunidade, que contou com diversos serviços e informações, quanto para a UJS, que, como foi fundada na Cidade de Deus recentemente, teve sua oportunidade de demonstrar um trabalho na área de saúde, uma das áreas de atuação da União da Juventude Socialista, que durante várias semanas se dedicou a produzir, além dos materiais relativo a Política Pública de Saúde, um vídeo no qual os moradores da Cidade de Deus expunham seus pontos de vista com relação ao funcionamento do Centro Municipal de Saúde Hamilton Dr. H. Land. A UJS procurou acima de tudo ouvir as pessoas e suas queixas. Todos pareciam esboçar algo em comum: queriam que o poder público as ouvisse e desse um serviço digno. O povo pede um serviço de saúde mais eficiente, mais rápido, uma vez que em mais de 70% das entrevistas as pessoas afirmaram que o serviço do Posto de saúde é lento, ou seja, uma pessoa consegue ser consultada depois de esperar por cerca de três meses. As pessoas também reclamaram nas entrevistas da falta de um serviço de qualidade, um direito de todo ser humano: “Nós temos direito a um atendimento de qualidade... Não temos a quem recorrer”. “Eu já tive de pagar quase duzentos reais num exame. Isso para uma família que ganha só um salário mínimo... Não tem condições”.
Durante as semanas que precederam a feira foi feita uma pesquisa na Cidade de Deus, onde as pessoas qualificavam o atendimento de saúde, no caso da comunidade, o Centro Municipal de Saúde H. Land em bom, regular ou ruim. Resultado: 25,42 % consideraram bom o atendimento, 40,67 % regular e 33,89 % consideraram o atendimento ruim. Com algumas destas pessoas foi feita entrevista, a qual foi filmada para exibição na feira da saúde.
Uma coisa se conclui: Foi dado um importante passo para a mudança de parte deste sistema. Um passo foi dado e um após o outro vai se caminhando.
Com isto a UJS-Cidade de Deus pretende se firmar na comunidade como um interventor social, abrindo os olhos de todos para os problemas que estão evidentes, não só na área da saúde, mas em todas. Dar voz a quem não tem e ouvir quem grita, inconformado com uma realidade que já dura quase quarenta anos em Cidade de Deus.

Um comentário:

Theófilo Rodrigues disse...

Parabens ao Nucleo da Cidade de Deus. É de grandes iniciativas como essa que nossa organização precisa. A prova concreta de que os núcleos regionais podem funcionar...