Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Blog da Petrobrás é um sucesso. A culpa é do Globo, Folha e Estadão



Por Marcos Pereira

O tiro saiu pela culatra, deve estar pensando a mídia tucana. Apesar de todos os ataques à Petrobrás, o blog lançado pela empresa no mês de junho é um sucesso na internet. Em pouco mais de duas semanas foram mais de 417 mil visitas, uma média de mais de 24 mil acessos diários. Quem poderia imaginar?
O Blog da Petrobrás – Fatos e Dados – surgiu da necessidade da empresa se posicionar sobre “as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”. Porém, seu alcance foi muito maior.

Desde o seu lançamento, o blog Fatos e Dados recebeu pesadas críticas da grande mídia. Esses ataques – ao contrário do que se poderia pensar – serviram para divulgar o blog para a sociedade, o que a Petrobrás ainda não tinha feito. Quantos, após ler a notícia nos jornais, buscaram conhecer o blog da Petrobrás? Ou seja, os histéricos ataques do Globo, Folha de São Paulo e Estadão fizeram com que a população conhecesse a iniciativa da empresa.

Leia Mais...

Agora, a cada matéria tendenciosa dos jornais, o leitor pode imediatamente acessar o blog e conhecer o outro lado. Ou pelo menos a resposta completa passada pela Petrobrás e que o jornalista, por um motivo ou outro, não publicou. A espinha dorsal da mídia foi quebrada.

Mas os ataques não cessaram. Neste mês de junho, a cada dia os ditos “especialistas” foram convocados para corroborar a posição da mídia tucana. O Globo, no dia 10, entrevistou o professor de Filosofia Roberto Romano, que no melhor estilo fundamentalista de Bush, classificou o blog como “terrorismo de estado”, já que a Petrobrás passou a divulgar as perguntas dos jornalistas. No dia seguinte, nova matéria condenando a iniciativa. Após meia página destacando entidades contra o blog, sobrou um pequeno trecho para a ABI. Dizia: “O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, assinou nota de apoio ao blog”. E fim de papo.

Um outro dado que também mostra que a tentativa da mídia em desmoralizar a iniciativa da Petrobrás foi por água abaixo foi a enquete promovida pelo jornal Folha de São Paulo. Em sua página na internet o diário pergunta: “Você aprova a decisão da Petrobrás de vazar em blog as perguntas feitas por jornalistas para reportagens que ainda não foram publicadas?”. Resultado até o momento (17/06): com 6.244 votos, 85% disseram SIM, e 15% responderam que NÃO.

Em recente reunião com a direção do PCdoB/RJ, Maurício Azêdo, presidente da ABI, informou que também tem recebido diversos apoios pela posição da entidade.

O que eles chamam de “vazar”, na verdade, é o grande temor da grande mídia: que ela deixe de ser o interlocutor entre a sociedade e governos. Gostam os jornalistas de achar que a notícia é de propriedade deles, como se ela não fosse pública, principalmente em se falando da Petrobrás. Ao mesmo tempo, acusam o blog de antecipar as matérias dos jornais. De maneira alguma, o Fatos e Dados poderia expor reportagens em curso, pois desconhece o conteúdo e a abordagem que o jornalista dará a matéria.

Em artigo no Estadão, Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação, entrega o grande medo da mídia. Segundo ele, essa “quebra desleal da relação da fonte com o jornalista e o veículo de comunicação social” visa atingir “aos três maiores jornais da imprensa brasileira”.

Como disse o sociólogo Emir Sader, “que se multipliquem os blogs alternativos - estatais e públicos não governamentais - para quebrar esse monopólio fundado no dinheiro e na mentira, para que fiquem reduzidos ao que são - órgãos da ditadura privada do dinheiro e da opinião mercantil”.

Para quem ainda não conhece - http://petrobrasfatosedados.wordpress.com


Nenhum comentário: