Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

sábado, 7 de março de 2009

Março, mês de luta pelo direito da mulher


Helena Piragibe*

Março para nós mulheres é marcado pela reflexão sobre as desigualdades que ainda pairam na relação de gênero e que passados mais de um século da luta por emancipação, estas se aprofundam.

O momento econômico que vivemos expõe a fragilidade do sistema capitalista e nós não queremos pagar pela crise, com o desmantelamento dos equipamentos do Estado, o desemprego, o corte de gastos públicos nas áreas sociais e consequentemente retrocessos nas conquistas com a exploração do trabalho da mulher e seu retorno ao lar.

Apesar dos avanços conquistados pelas mulheres como a Lei Maria da Penha ainda é grande o número de vítimas diária da violência doméstica , que sofre duplamente à discriminação e à resistência da sociedade conservadora, que persiste em afirmar sua responsabilidade nas ações de violência passando muitas vezes de vítima à autora.

No Rio de Janeiro e na capital o mês de março será marcado por diversas atividades da União Brasileira de Mulheres (UBM) onde reafirmaremos nossas bandeiras na luta por nossa emancipação, conscientes de que ainda estamos carentes nas conquistas de nossos direitos e que o espaço político da mulher clama por sua ocupação.

Veja a seguir a programação das atividades na capital do Rio de Janeiro, divulgue e participe:

Leia Mais...

8/03 (domingo) - Atividades nas Lonas Culturais : distribuição dos panfletos da UBM, exibição de filmes, palestras, etc

9/03 (segunda feira) - 18:00 horas , no Plenário da ALERJ - Prêmio Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro à Companheira Aglaete Nunes Martins ( são apenas 10 mulheres a receber o prêmio )

10/03 (terça-feira) - 15:00 horas - articulação nacional da UBM . Manifesto pelo Dia Internacional da Mulher. Local: Largo da Carioca.

19, 20 e 21 de março ( 5ª,6ª e sábado) - Primeiro encontro das Mulheres de Realengo. Dias marcados por diversas atividades envolvendo o núcleo da região em parcerias com outros movimentos.
Obs. Estamos aguardando programação dos outros núcleos da UBM na Capital

29/03 - domingo - Lançamento da Agenda Mulher Solidária – 16:00 às 21:00 horas no Centro Cultural Calouste Gulbenkian da companheira Itamarcia Marçal, onde estarão sendo homenageadas Mulheres da UBM

* Coordenadora da UBM Carioca

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog Renato!
Temos como manter contato agora meu amigo... manda notícias!