Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Universitários cobram promessa do prefeito Eduardo Paes

Os universitários cariocas querem concretizar a implantação da meia passagem para estudantes tanto da rede pública quanto da privada, uma das promessas do prefeito Eduardo Paes, que assinou inclusive um documento de compromisso durante a campanha. Segundo o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Daniel Iliescu, só com mobilização irão conseguir o benefício.

"Até agora só conseguimos conversar com a assessoria do prefeito que disse apenas que está estudando como pode ser realizada esta promessa, pois teria que estudar uma forma econômica e tecnicamente possível, mas não deu nenhum prazo", criticou Iliescu que explicou que a própria UEE já tem um documento pronto com estudos sobre formas para implementar a meia passagem feito para ajudar a administração municipal.

O presidente da UEE explicou ainda que custo da passagem é uma das razões de evasão nas universidades, pois muitos alunos não tem condições financeiras que arcar com o alto custo do transporte. O benefício já existe em outras capitais brasileiras como Brasília e São Paulo.

Bloco da Meia Passagem

Para protestar contra a demora do prefeito em resolver a questão, os estudantes organizaram o "Bloco da Meia Passagem", que tem feito muito barulho e chamado a atenção dentro das universidades.

De acordo com Iliescu, no início da tarde desta quarta-feira, cerca de 300 alunos participaram da manifestação realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã. Já os estudantes de Realengo participaram do bloco na Universidade Castelo Branco, nesta terça.

"Só com barulho mesmo e chamando atenção vamos conseguir implantar esta promessa do prefeito, que depois de quase 50 dias de governo, nem nos recebeu ainda. Já conseguimos o apoio de reitores e também de alguns artistas para nossa causa", avisou o presidente da UEE a equipe do SRZD ao final da entrevista.

No sábado de ressaca do carnaval, dia 28 de fevereiro, a concentração do Bloco da Meia Passagem esta marcada para Praia do Flamengo, 132, a sede da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Laura Machado Rio+

Nenhum comentário: