Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Encontro de cinema reúne Brasil, África e América Latina no Rio

Teve início no dia 13 o 2º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e América Latina, no Rio de Janeiro. O encontro vai até dia 24 de novembro. O evento, que foi idealizado pelo ator e cineasta Zózimo Bulbul, reunirá artistas, diretores e cineastas afro-descendentes da América Latina, de vários estados brasileiros e da África para a promoção de um grande fórum.
A idéia do encontro é valorizar a presença do negro no cinema nacional e internacional. Haverá debates, trocas de experiência e oficinas de capacitação gratuitas, abertas ao público.
Serão exibidos vários filmes, inclusive os que participaram do Festival Pan-Africano de Cinema de Ougadodou (Fespaco), em Burkina Faso. O Encontro receberá o cineasta Guy Désiré Yaméogo, representante da Fespaco. Entre os cineastas estrangeiros confirmados para o 2º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e América Latina estão Mansour Zora Wade (Senegal), Rigoberto Lopez (Cuba), Derby Arboleda (Colômbia), Apoline Traore (Burkina Faso), Angele Diabang Brener (Senegal) e Antônio Molina (Cuba).
Vários locais da cidade abrigarão o evento. No Centro, os locais serão o Cinema Odeon BR, o Centro Cultural Justiça Federal e o Centro Afro Carioca de Cinema. Na Zona Sul, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Nenhum comentário: