Noticias no Blog

Cine Curtas UJS Novos Filmes Veja o primeiro minuto do filme 'Lula, o Filho do Brasil'

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PODE FUXICAR PORQUE ESSE ESPAÇO É SEU!


Oi galera!

O objetivo desse texto é fazer uma breve apresentação da União da Juventude Socialista da cidade do Rio de Janeiro ressaltando sua trajetória, sua participação nas batalhas da nossa sociedade e seu papel atualmente nesse mundo ainda tão contraditório e desigual. Boa leitura!!!!!

A UJS carioca nasce no final de maio de 2002 como fruto da necessidade de organizar muitos jovens da capital do Rio de Janeiro. Esses jovens, que tinham a certeza do quão maravilhosa era a sua cidade, também, tinham a consciência que essa grande beleza chegava muito mais para uns do que para outros. Compreendiam a realidade dessa cidade partida e a necessidade da juventude ter mais espaço para construir um futuro que lhe pertencia. Essa consciência, ao invés de se transformar numa reclamação isolada, num descontentamento solitário, se unia a força de QUERER MUDAR O MUNDO! Um querer que, a medida que se espalhava pela cidade, se fortalecia como um PODER cada vez maior consolidando a idéia de que o sonho de muita gente deixa de ser sonho, podendo virar realidade.

A UJS já existia nacionalmente desde 1984 e, conseguiu, poucos anos depois de seu nascimento, conquistar o direito do VOTO aos 16 anos para a Juventude (na Constituição de 1988 com o parlamentar mais jovem do Brasil – Edmilson Valentim, hoje deputado federal pelo PCdoB). Depois dessa vitória, a UJS acumulou ainda mais força. Foi protagonista da Campanha “O Petróleo é nosso”, das “Diretas Já!” e, organizou os jovens que derrubaram presidente Collor, sendo apelidados de “cara-pintadas” por estamparem no rosto o verde amarelo da bandeira brasileira. A UJS do Rio, apesar de não construída ainda, iniciava sua influência na sociedade tendo um papel destacado nesse luta muito específica de nosso povo. Depois disso vem o debate da educação para a juventude e iniciamos a campanha pelo PASSE-LIVRE nos ônibus para os estudantes de escolas públicas. Essa luta se consolidou como a principal vitória da UJS do Rio, sendo essa, a primeira cidade a conquistar o direito fundamental de ir e vir da escola gratuitamente.
Porém, foi uma outra bandeira que consolidou a nossa criação: a campanha pela reserva de 50% das vagas para os estudantes de escolas públicas nas universidades públicas, considerando principalmente que, a grande massa de estudantes que estavam nessas escolas, eram as que mais necessitavam (por não terem grana para pagar a faculdade) estar na Universidade também pública.
E aí, desde então, estamos na luta para a garantia desses direitos que toda hora ficam ameaçados e, principalmente, para a ampliação deles. Hoje reivindicamos a ampliação das vagas das universidades, o direito a mais espaços democráticos para a juventude, empregos dignos para os jovens que são tratados como “escraviários”, à educação de qualidade, a cultura e zueira para todas as parcelas da população independente da sua classe social,...O caminho a ser percorrido é longo, mas a UJS CARIOCA não cansa!!! Não aceita a injustiça, a exploração do homem rico ao homem pobre, a desigualdade, a miséria, a concentração de renda e para isso luta para construir um socialismo com a cara e o jeito do povo brasileiro! Temos a certeza de que essa luta tem que ser feita todo dia, para consolidar uma realidade mais bonita pra nossa juventude e por isso não vamos descansar. A UJS, juventude mais combativa de todo Brasil, está aí, para o que der e vier, levantando bem alto a bandeira do Socialismo e mostrando que é possível vivermos em uma sociedade mais justa e mais humana para todos. Venha fazer parte dessa luta!
Viva a UJS!!! A Juventude mais combativa do Brasil!!!!

Luisa Barbosa Pereira – Presidente da UJS carioca e estudante de Ciências Sociais da UFRJ

Nenhum comentário: